Sua finalidade é diminuir as desigualdades
educacionais, valorizar a diversidade cultural, melhorar o desempenho escolar
dos alunos, combater a evasão escolar e a distorção idade/ série e, por fim,
elevar o IDEB da escola.
O referido programa foi implantado na
Escola Municipal José Félix Correia no dia 14 de maio de 2012 e beneficia 108
alunos. Atende 54 alunos no turno matutino (alunos que estudam no turno
vespertino) e 54 alunos no turno vespertino (alunos que estudam no turno
matutino).
A escola, através do programa, oferece aos
referidos alunos cinco oficinas, a saber: Oficina de Língua Portuguesa, Oficina
de Matemática, Oficina de Informática, Oficina de Capoeira e Oficina de
Recreação.
OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Período: De
março a dezembro de 2013
Diretora: Mirileyde
Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina
Célia Caliari dos Santos
Monitora: Vilma
Morais Paraíso
Clientela: Alunos
do Programa Mais Educação
OBJETIVO GERAL
- Ampliar as possibilidades de letramento dos alunos matriculados no Programa Mais Educação através de jogos e estudo de textos diversos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Promover a habilidade leitora dos alunos.
- Estimular a produção textual.
- Melhorar a escrita ortográfica.
- Desenvolver o raciocínio lógico.
- Promover a construção de valores.
METODOLOGIA
- Apresentação do projeto para os alunos
- Leitura e discussão dos objetivos do projeto com os alunos
- Diagnostico do nível de desenvolvimento em leitura e escrita de cada aluno.
- Organização de atividades de leitura, escrita e com jogos pedagógicos diversos para os respectivos níveis de desenvolvimento dos alunos.
- Pesquisa das regras dos jogos selecionados para as atividades de leitura e escrita.
- Leitura e discussão de diversos gêneros textuais.
- Montagem de apostilas com atividades de leitura e escrita que estimulem o aluno a:
·
“Se uma
criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da
maneira que ela pode aprender.” (MARION WELCHMANN)
Período: De março a dezembro de
2013
Diretora: Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina Célia Caliari dos Santos
Monitora: Marivânia Procópio de Souza
Clientela: Alunos do Programa Mais
Educação
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos educandos atividades e situações que ajudam a estruturar o pensamento lógico, a comunicação e o trabalho coletivo , através dos jogos matemáticos que circulam
socialmente, enfatizando o cumprimento das regras e estratégias de cada jogo, .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer o
universo numérico presente no seu cotidiano e a sua inter-relação com as
demais áreas do conhecimento.
- Proporcionar
situações didáticas que familiarize os educandos com jogos e materiais
concretos.
- Vivenciar processos
de resolução de problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso
compreender, propor eventos, planos de solução, verificar e comunicar a
resposta tal qual se usa no cotidiano.
- Oferecer ao aluno a
oportunidade de interpretar e produzir escritas numéricas, por meio de
jogos e atividades lúdicas, registros informais e da linguagem matemática.
- Estimular o
raciocínio lógico na resolução de problemas envolvendo jogos.
METODOLOGIA
- Apresentação do
projeto aos educandos informando sobre sua finalidade;
·
Introdução de um
a dois jogos por semana, de acordo com o conteúdo trabalhado;
·
Aulas expositivas
sobre os jogos: suas regras e funcionamento;
·
Apresentação dos
jogos de forma atrativa, motivando todos os educandos a participarem;
·
Trabalhos em
duplas e em grupos propondo desafios a serem resolvidos através dos jogos;
·
Leitura e
interpretação oral e escrita das regras
dos jogos;
·
Criação e
resolução de problemas;
·
Construção e
apresentação de gráficos sobre alguns resultados obtidos.
AVALIAÇÂO
Acreditamos que a avaliação é um processo
fundamental, para melhoria da qualidade da educação, podendo ser diagnóstica.
Reelaborando as atividades propostas sempre que possível, adequando-as a
realidade das turmas onde serão aplicados os jogos, para obter os resultados
desejados. Desta forma ensinar significa colocar a disposição dos educandos
todos os recursos e conhecimentos disponíveis.
DANTE, (1994) sugere que a criança tenha a liberdade para
manipular e explorar os jogos, arriscar-se e construir hipóteses através dos
seus erros e acertos, neste sentido a avaliação tem uma finalidade formativa.
CONCLUSÃO
Concluímos, portanto, que os trabalhos em
sala aqui descritos (os jogos), se realizados de forma correta, poderão
contribuir muito para a melhoria da aprendizagem dos nossos educandos, além de
divertir e descontrair, trazendo benefícios à saúde mental, estimulando o
raciocínio e melhorando a convivência de forma positiva na interação uns com os
outros.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério
da educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1999.
DANTE,
Luiz Roberto. Didática da resolução de
problemas de Matemática. 12 ed. Ática, São Paulo: 2007.
MOURA, M. A
séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T.T. M (Org) Jogo,
brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1977.
LISTA DE JOGOS
1. Bilboquê
2. Boliche
3. Pescaria
4. Liga-pontos
5. Rapidinho
6. Bingo matemático
7. Cobre descobre
8. Argola de fatos
9. Jogo do 21
10. Qual é o dobro?
11. Dos números grandes
12. Corrida dos números
13. Jogo da memória
14. Fatos ecológicos
15. Quebra-cabeça
16. Amarradinho amarradão
17. Dado
18. Dominó das frações
19. Perde ganha
20. Dramática
21. Sinuquinha
OFICINA DE
INFORMÁTICA
Período: De março a dezembro de
2013
Diretora: Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina Célia Caliari dos Santos
Monitor: Crislane Braga dos Santos
Clientela: Alunos do Programa Mais
Educação
OBJETIVO
GERAL
- Promover a alfabetização
tecnológica dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola
Municipal José Félix Correia e melhorar o desempenho escolar dos alunos
matriculados no Programa Mais Educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a máquina e suas funções.
- Conhecer os conceitos
básicos de alguns componentes relacionados a informática como: CPU, Memória,
Monitor, Mouse, Teclado, Impressora, Pendrive, Digitalização, Programas e
etc.
- Discutir e adotar
atitudes de preservação e conservação dos equipamentos e da sala ambiente.
- Aprender a utilizar
adequadamente as máquinas.
- Acessar os jogos que
favorecem a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e outras
disciplinas.
- Aprender a acessar a
internet para a realização de pesquisa.
- Produzir pequenos
textos no Microsoft Office para melhorar a escrita e a ortografia.
- Criar e colorir
desenhos no Paint e etc.
METODOLOGIA
- Apresentar e
discutir o projeto com o monitor de informática do Programa Mais Educação.
- Apresentar e
discutir o projeto com as professoras da escola e treiná-las para que
possam utilizar o Laboratório de Informática com os seus alunos.
- Explorar com as
professoras os jogos existentes no computador.
- Estipular o dia e o
horário de uso do laboratório para cada turma.
- Apresentar e
discutir o projeto com os alunos.
- Discutir as normas
de uso do Laboratório de Informática.
- Discutir o uso
seguro da internet.
- Definir antes de ir
para o laboratório, o tipo de atividade que os alunos realizarão.
- Registrar no diário
as atividades que foram desenvolvidas.
- Avaliar o desempenho
e a autonomia gradativa dos alunos e reorientá-los se for necessário.
NORMAS DE
USO
- Vir
para a sala de informática, inteirado do que procurar ou do que fazer.
- Adentrar
ao laboratório de informática, organizados em grupos para facilitar o uso
dos computadores, pois a quantidade de máquinas é insuficiente para o
número de alunos.
- Lavar
e secar bem as mãos antes de manusear os equipamentos da sala de
informática.
- Colocar
o lixo na lixeira.
- Não
comer e nem beber na sala de informática.
- Se
organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário
estipulado.
- Manusear
os equipamentos com cuidado para não danificá-los.
- Chamar
a professora ou professor mediante qualquer dúvida.
- Ouvir
o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A
dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
- Evitar
fazer a ponta de lápis na sala de informática.
- Evitar
que restos de borracha caiam na mesa do computador, pois esta sujeira
danifica o equipamento.
- Ter
cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar ou se
romper impossibilitando o uso do computador.
- Desligar
o computador somente no final da tarde.
- Colocar
as cadeiras no lugar.
Será observada a
evolução no manuseio das máquinas e a elevação no nível de desenvolvimento do
aluno relacionado aos conteúdos de matemático, português e demais disciplinas.
OFICINA DE CAPOEIRA
Período: De março a dezembro de
2013
Diretora: Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina Célia Caliari dos Santos
Monitor: Edvaldo Conceição da
Ressurreição
Clientela: Alunos do Programa Mais Educação
OBJETIVO GERAL
- Contribuir para a formação dos princípios básicos de cidadania, bem como, elevar a auto-estima através da percepção das potencialidades física, intelectual, social e emocional dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a origem da capoeira.
- Reconhecer a importância das regras que embasam a
capoeira.
- Aprender a ginga da capoeira.
- Diferenciar os ritmos da capoeira da Angola e os
regionais.
- Melhorar o equilíbrio, a velocidade, a
coordenação motora e a resistência física.
- Reconhecer o seu potencial físico, intelectual,
social e emocional.
- Desenvolver o espírito de solidariedade, justiça, equidade, honestidade e respeito para com a limitação física sua e do outro.
DESENVOLVIMENTO
METODOLÓGICO:
- Leitura e discussão da história e origem da
capoeira.
- Exibição de vídeos com histórias e eventos
relacionados a formatura e mudanças de níveis na capoeira.
- Leitura e discussão de textos contendo regras e
princípios que embasam a capoeira.
- Apresentação do movimento corporal que resulta na
ginga da capoeira.
- Apresentação das cantigas com os ritmos de Angola
e os ritmos regionais.
- Realização de dinâmicas em dupla, em grupo e
individual, para aquecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio e
melhoria nas relações interpessoais.
- Exibição e discussão de filmes que enaltecem a
amizade, lealdade, honestidade, solidariedade, companheirismo e a paz.
- Realização de eventos que promovam a formação da
cidadania, tais como: batizados com troca de cordas, jogos competitivos,
gincanas, confraternizações e palestras.
RECURSOS:
- Apostilas com textos que abordam a história e a
origem da capoeira.
- Textos contendo as regras e os princípios básicos
da capoeira.
- Apostilas contendo desenhos de movimentos
corporais.
- CDs com as cantigas de Angola e regionais.
- Pen drive.
- Micro system
- Caixa de som.
- Microfone.
- Aparelho de DVD.
- Televisão
- Berimbaus
- Atabaques.
- Bandeiros.
- Agogôs.
- Calça e camisas adequadas para a capoeira.
- Linhas princesa de cores diversas para a
confecção dos cordões.
OFICINA DE RECREAÇÃO
Período: De maio a dezembro de
Diretora: Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina Célia Caliari dos Santos
Clientela: Alunos do Programa Mais
Educação
OBJETIVO GERAL
- Possibilitar aos alunos do Programa Mais Educação o desenvolvimento de habilidades corporais, esportivas, culturais e lazer, tendo como foco, a construção de valores essenciais para o combate a violência e a prevenção do uso de drogas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar o gosto
pela prática de atividades físicas e esportivas, adotando-os como forma de
vida e de repudio a violência e as drogas.
- Criar hábitos
saudáveis para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
- Favorecer o
desenvolvimento da capacidade do aluno falar, ouvir, opinar, tomar
decisões, discutir regras, organizar-se em grupos e cuidar dos materiais
que usam.
- Desenvolver a
coordenação motora através das habilidades de rolar, esquivar, equilibrar,
arremessar, apanhar, chutar e defender.
- Aperfeiçoar o espírito de cooperação, solidariedade, de esforço grupal, iniciativa e criatividade.
METODOLOGIA
- Apresentar o projeto para os alunos.
- Discutir os objetivos do projeto com os alunos.
- Pesquisar a história e as regras de jogos, esportes
e brincadeiras que serão propostas aos alunos.
- Discutir as regras e as finalidades de cada
atividade proposta.
- Discutir os cuidados que se deve ter com os recursos materiais a serem usados durante as aulas de recreação.
DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES
- Jogos imitativos.
- Batata quente.
- Pula corda.
- Bola ao gol.
- Pique alto.
- Cabo de guerra.
- Queimada.
- Salto a distancia.
- Pingue pongue
- Vôlei.
- Futebol.
- Futsal.
- Frescobol.
- Basquete.
- Futebol de botões.
- Bambolê.
- Linha de movimento e equilíbrio.
- Peteca.
- Bandeirinha.
- Chicotinho queimado.
- Corrida de saco.
- Corrida de obstáculo.
- Corrida com um pé só.
- Jogo do ABC.
- Jogo do totó.
- Amarelinha.
- Dança da cadeira.
OFICINA DE ARTES
Período: De março a dezembro de
2013
Horário: 7:30 às 10:30 e das 13:30
às 16:30 horas
Diretora: Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina Célia Caliari dos Santos
Monitora: Adalgisa Correia Cidade
Medeiros
Clientela: Alunos do Programa Mais
Educação
JUSTIFICATIVA
A arte faz parte da vida. É uma linguagem que está
presente em todas as culturas e épocas. Tem como função social retratar ou
denunciar uma situação que a sociedade esteja vivendo.
Pedagogicamente,
a apreciação e a produção artística, possibilitam o desenvolvimento da
percepção, estética, sensibilidade, reflexão, criticidade e produtividade. A expressão artística humaniza, desbloqueia
emoções, eleva a autoestima e inibe a timidez.
O aluno que conhece arte pode compreender melhor um
período histórico. O que exercita continuamente a imaginação estará mais
habilitado para construir um texto e desenvolver estratégias pessoais para
resolver um problema matemático.
Com esta concepção e com a perspectiva de ampliar o nível
cultural dos alunos do Programa Mais Educação, por meio da apreciação e da
produção artística, a Escola Municipal José Félix Correia, propõe o Projeto
Artes.
OBJETIVO GERAL
- Ampliar o nível
cultural dos alunos do Programa Mais Educação por meio da apreciação e da
produção artística, tendo como foco, a construção de valores essenciais ao
convívio social harmonioso.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Despertar o gosto pela
produção artística.
- Promover a
sensibilidade artística do aluno.
- Favorecer o
desenvolvimento da capacidade do aluno falar, ouvir, opinar, tomar
decisões, discutir regras, organizar-se em grupos e cuidar dos materiais
que usam.
- Desenvolver a
coordenação motora através da habilidade de desenhar, pintar, recortar,
colar, dobrar e expressar a sua habilidade corporal.
- Aperfeiçoar o
espírito de cooperação, solidariedade, de esforço grupal, iniciativa e
criatividade.
- Melhorar o
desempenho acadêmico e as relações interpessoais do aluno;
- Conhecer o próprio
potencial artístico.
- Explorar as
habilidades de dançar, cantar e encenar dos alunos.
PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
- Lê e discutir o projeto
com os alunos.
- Verificar o
conhecimento prévio dos alunos.
- Discutir os objetivos do projeto com os alunos.
- Discutir as regras e as finalidades de cada
atividade proposta.
- Discutir os cuidados que se deve ter com os
recursos materiais usados nas aulas de artes.
- Formar grupos, de
acordo as afinidades dos alunos, para a realização de pesquisa;
- Pesquisar o que é: arte cênica, arte plástica,
arte visual, arte literária, arte musical, arte decorativa.
- Desenhar, pintar, recortar e colar.
- Fazer pintura em tela e pintura de dedo.
- Fazer encenação de textos literários e de alguns
fatos do cotidiano.
- Pesquisar a
biografia dos principais compositores da música clássica.
- Pesquisar alguns
estilos de músicas brasileiras.
- Conhecer os
principais tipos de danças brasileiras.
- Pesquisar as
principais artes de pintura, arquitetura e escultura nacionais.
- Pesquisar a biografia dos principais artísticas
do teatro e do cinema nacional.
- Confeccionar caixas para presentes.
- Elaborar roteiro para apresentação de peças.
- Fazer exposição do
material pesquisado.
- Confeccionar e expor
a produção artística dos alunos.
- Fazer o encerramento
do Projeto Artes em 29 de novembro com exposição de artesanatos, apresentações
de cantigas de roda, encenações, dramatizações, jograis, danças, coral,
músicas, paródias e etc.
RECURSOS
- Aparelho de DVD
- Argila
- Barbante
- Caixa de som
- Cartolina
- CDs com músicas
- CDs virgem
- Cola branca
- Cola quente
- Computador
- Copiadora
- Durex colorido
- Elástico
- EVA
- Fantoches
- Fita adesiva transparente
- Gliter
- Impressora
- Internet
- Jornais
- Lápis de cor
- Lápis preto
- Livros de histórias infantis
- Micro system
- Microfone
- Palco para fantoches
- Papeis variados
- Papel cartão dupla face
- Papel ofício
- Papel Paraná
- Pinceis
- Pistola para cola quente
- Revistas
- Tela para pintura
- Tesoura
- Tinta guache
- TV