Programa Mais Educação





O Programa Mais Educação, criado pelo Governo Federal em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, é uma estratégia para manter o aluno na escola em tempo integral evitando que os mesmos fiquem expostos a alguma situação de risco social.
 Sua finalidade é diminuir as desigualdades educacionais, valorizar a diversidade cultural, melhorar o desempenho escolar dos alunos, combater a evasão escolar e a distorção idade/ série e, por fim, elevar o IDEB da escola.
 O referido programa foi implantado na Escola Municipal José Félix Correia no dia 14 de maio de 2012 e beneficia 108 alunos. Atende 54 alunos no turno matutino (alunos que estudam no turno vespertino) e 54 alunos no turno vespertino (alunos que estudam no turno matutino).
 A escola, através do programa, oferece aos referidos alunos cinco oficinas, a saber: Oficina de Língua Portuguesa, Oficina de Matemática, Oficina de Informática, Oficina de Capoeira e Oficina de Recreação. 

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA


Período:                      De março a dezembro de 2013
Diretora:                     Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:              Regina Célia Caliari dos Santos
Monitora:                    Vilma Morais Paraíso
Clientela:                    Alunos do Programa Mais Educação

OBJETIVO GERAL
  • Ampliar as possibilidades de letramento dos alunos matriculados no Programa Mais Educação através de jogos e estudo de textos diversos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Promover a habilidade leitora dos alunos.
  • Estimular a produção textual.
  • Melhorar a escrita ortográfica.
  • Desenvolver o raciocínio lógico.
  • Promover a construção de valores.

METODOLOGIA
  • Apresentação do projeto para os alunos
  • Leitura e discussão dos objetivos do projeto com os alunos
  • Diagnostico do nível de desenvolvimento em leitura e escrita de cada aluno.
  • Organização de atividades de leitura, escrita e com jogos pedagógicos diversos para os respectivos níveis de desenvolvimento dos alunos.
  • Pesquisa das regras dos jogos selecionados para as atividades de leitura e escrita.
  • Leitura e discussão de diversos gêneros textuais.
  • Montagem de apostilas com atividades de leitura e escrita que estimulem o aluno a:
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OFICINA DE MATEMÁTICA

“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que ela pode aprender.” (MARION WELCHMANN)


Período:                      De março a dezembro de 2013
Diretora:                      Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:              Regina Célia Caliari dos Santos
Monitora:                    Marivânia Procópio de Souza
Clientela:                     Alunos do Programa Mais Educação


OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos educandos atividades e situações que ajudam a estruturar o pensamento lógico, a comunicação e o trabalho coletivo , através dos jogos matemáticos que circulam socialmente, enfatizando o cumprimento das regras e estratégias de cada jogo, .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Reconhecer o universo numérico presente no seu cotidiano e a sua inter-relação com as demais áreas do conhecimento.
  • Proporcionar situações didáticas que familiarize os educandos com jogos e materiais concretos.
  • Vivenciar processos de resolução de problemas, percebendo que para resolvê-los é preciso compreender, propor eventos, planos de solução, verificar e comunicar a resposta tal qual se usa no cotidiano.
  • Oferecer ao aluno a oportunidade de interpretar e produzir escritas numéricas, por meio de jogos e atividades lúdicas, registros informais e da linguagem matemática.
  • Estimular o raciocínio lógico na resolução de problemas envolvendo jogos.

METODOLOGIA

  • Apresentação do projeto aos educandos informando sobre sua finalidade;
·         Introdução de um a dois jogos por semana, de acordo com o conteúdo trabalhado;
·         Aulas expositivas sobre os jogos: suas regras e funcionamento;
·         Apresentação dos jogos de forma atrativa, motivando todos os educandos a participarem;
·         Trabalhos em duplas e em grupos propondo desafios a serem resolvidos através dos jogos;
·         Leitura e interpretação oral e escrita  das regras dos jogos;
·         Criação e resolução de problemas;
·         Construção e apresentação de gráficos sobre alguns resultados obtidos.

AVALIAÇÂO

Acreditamos que a avaliação é um processo fundamental, para melhoria da qualidade da educação, podendo ser diagnóstica. Reelaborando as atividades propostas sempre que possível, adequando-as a realidade das turmas onde serão aplicados os jogos, para obter os resultados desejados. Desta forma ensinar significa colocar a disposição dos educandos todos os recursos e conhecimentos disponíveis.
DANTE, (1994) sugere que a criança tenha a liberdade para manipular e explorar os jogos, arriscar-se e construir hipóteses através dos seus erros e acertos, neste sentido a avaliação tem uma finalidade formativa.

CONCLUSÃO

Concluímos, portanto, que os trabalhos em sala aqui descritos (os jogos), se realizados de forma correta, poderão contribuir muito para a melhoria da aprendizagem dos nossos educandos, além de divertir e descontrair, trazendo benefícios à saúde mental, estimulando o raciocínio e melhorando a convivência de forma positiva na interação uns com os outros.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da educação e do desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, 1999.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da resolução de problemas de Matemática. 12 ed. Ática, São Paulo: 2007.

MOURA, M. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T.T. M (Org) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1977.


LISTA DE JOGOS

1.      Bilboquê
2.      Boliche
3.      Pescaria
4.      Liga-pontos
5.      Rapidinho
6.      Bingo matemático
7.      Cobre descobre
8.      Argola de fatos
9.      Jogo do 21
10.  Qual é o dobro?
11.  Dos números grandes
12.  Corrida dos números
13.  Jogo da memória
14.  Fatos ecológicos
15.  Quebra-cabeça
16.  Amarradinho amarradão
17.  Dado
18.  Dominó das frações
19.  Perde ganha
20.  Dramática
21.  Sinuquinha
                                                           
  
OFICINA DE INFORMÁTICA


Período:                      De março a dezembro de 2013
Diretora:                      Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:              Regina Célia Caliari dos Santos
Monitor:                      Crislane Braga dos Santos
Clientela:                     Alunos do Programa Mais Educação

OBJETIVO GERAL
  • Promover a alfabetização tecnológica dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Félix Correia e melhorar o desempenho escolar dos alunos matriculados no Programa Mais Educação.
 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a máquina e suas funções.
  • Conhecer os conceitos básicos de alguns componentes relacionados a informática como: CPU, Memória, Monitor, Mouse, Teclado, Impressora, Pendrive, Digitalização, Programas e etc.
  • Discutir e adotar atitudes de preservação e conservação dos equipamentos e da sala ambiente.
  • Aprender a utilizar adequadamente as máquinas.
  • Acessar os jogos que favorecem a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e outras disciplinas.
  • Aprender a acessar a internet para a realização de pesquisa.
  • Produzir pequenos textos no Microsoft Office para melhorar a escrita e a ortografia.
  • Criar e colorir desenhos no Paint e etc.

METODOLOGIA
  • Apresentar e discutir o projeto com o monitor de informática do Programa Mais Educação.
  • Apresentar e discutir o projeto com as professoras da escola e treiná-las para que possam utilizar o Laboratório de Informática com os seus alunos.
  • Explorar com as professoras os jogos existentes no computador.
  • Estipular o dia e o horário de uso do laboratório para cada turma.
  • Apresentar e discutir o projeto com os alunos.
  • Discutir as normas de uso do Laboratório de Informática.
  • Discutir o uso seguro da internet.
  • Definir antes de ir para o laboratório, o tipo de atividade que os alunos realizarão.
  • Registrar no diário as atividades que foram desenvolvidas.
  • Avaliar o desempenho e a autonomia gradativa dos alunos e reorientá-los se for necessário.


NORMAS DE USO
  • Vir para a sala de informática, inteirado do que procurar ou do que fazer.
  • Adentrar ao laboratório de informática, organizados em grupos para facilitar o uso dos computadores, pois a quantidade de máquinas é insuficiente para o número de alunos.
  • Lavar e secar bem as mãos antes de manusear os equipamentos da sala de informática.
  • Colocar o lixo na lixeira.
  • Não comer e nem beber na sala de informática.
  • Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.
  • Manusear os equipamentos com cuidado para não danificá-los.
  • Chamar a professora ou professor mediante qualquer dúvida.
  • Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
  • Evitar fazer a ponta de lápis na sala de informática.
  • Evitar que restos de borracha caiam na mesa do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento.
  • Ter cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar ou se romper impossibilitando o uso do computador.
  • Desligar o computador somente no final da tarde.
  • Colocar as cadeiras no lugar.
 AVALIAÇÃO
            Será observada a evolução no manuseio das máquinas e a elevação no nível de desenvolvimento do aluno relacionado aos conteúdos de matemático, português e demais disciplinas.




OFICINA DE CAPOEIRA


Período:                      De março a dezembro de 2013
Diretora:                      Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:              Regina Célia Caliari dos Santos
Monitor:                      Edvaldo Conceição da Ressurreição
Clientela:                     Alunos do Programa Mais Educação

OBJETIVO GERAL
  • Contribuir para a formação dos princípios básicos de cidadania, bem como, elevar a auto-estima através da percepção das potencialidades física, intelectual, social e emocional dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a origem da capoeira.
  • Reconhecer a importância das regras que embasam a capoeira.
  • Aprender a ginga da capoeira.
  • Diferenciar os ritmos da capoeira da Angola e os regionais.
  • Melhorar o equilíbrio, a velocidade, a coordenação motora e a resistência física.
  • Reconhecer o seu potencial físico, intelectual, social e emocional.
  • Desenvolver o espírito de solidariedade, justiça, equidade, honestidade e respeito para com a limitação física sua e do outro.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
  • Leitura e discussão da história e origem da capoeira.
  • Exibição de vídeos com histórias e eventos relacionados a formatura e mudanças de níveis na capoeira.
  • Leitura e discussão de textos contendo regras e princípios que embasam a capoeira.
  • Apresentação do movimento corporal que resulta na ginga da capoeira.
  • Apresentação das cantigas com os ritmos de Angola e os ritmos regionais.
  • Realização de dinâmicas em dupla, em grupo e individual, para aquecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio e melhoria nas relações interpessoais.
  • Exibição e discussão de filmes que enaltecem a amizade, lealdade, honestidade, solidariedade, companheirismo e a paz.
  • Realização de eventos que promovam a formação da cidadania, tais como: batizados com troca de cordas, jogos competitivos, gincanas, confraternizações e palestras.
 RECURSOS:
  • Apostilas com textos que abordam a história e a origem da capoeira.
  • Textos contendo as regras e os princípios básicos da capoeira.
  • Apostilas contendo desenhos de movimentos corporais.
  • CDs com as cantigas de Angola e regionais.
  • Pen drive.
  • Micro system
  • Caixa de som.
  • Microfone.
  • Aparelho de DVD.
  • Televisão
  • Berimbaus
  • Atabaques.
  • Bandeiros.
  • Agogôs.
  • Calça e camisas adequadas para a capoeira.
  • Linhas princesa de cores diversas para a confecção dos cordões.



OFICINA DE RECREAÇÃO



Período:                      De maio a dezembro de
Diretora:                      Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:              Regina Célia Caliari dos Santos
Clientela:                     Alunos do Programa Mais Educação

OBJETIVO GERAL
  • Possibilitar aos alunos do Programa Mais Educação o desenvolvimento de habilidades corporais, esportivas, culturais e lazer, tendo como foco, a construção de valores essenciais para o combate a violência e a prevenção do uso de drogas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar o gosto pela prática de atividades físicas e esportivas, adotando-os como forma de vida e de repudio a violência e as drogas.
  • Criar hábitos saudáveis para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
  • Favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno falar, ouvir, opinar, tomar decisões, discutir regras, organizar-se em grupos e cuidar dos materiais que usam.
  • Desenvolver a coordenação motora através das habilidades de rolar, esquivar, equilibrar, arremessar, apanhar, chutar e defender.
  • Aperfeiçoar o espírito de cooperação, solidariedade, de esforço grupal, iniciativa e criatividade.
METODOLOGIA
  • Apresentar o projeto para os alunos.
  • Discutir os objetivos do projeto com os alunos.
  • Pesquisar a história e as regras de jogos, esportes e brincadeiras que serão propostas aos alunos.
  • Discutir as regras e as finalidades de cada atividade proposta.
  • Discutir os cuidados que se deve ter com os recursos materiais a serem usados durante as aulas de recreação.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
  • Jogos imitativos.
  • Batata quente.
  • Pula corda.
  • Bola ao gol.
  • Pique alto.
  • Cabo de guerra.
  • Queimada.
  • Salto a distancia.
  • Pingue pongue
  • Vôlei.
  • Futebol.
  • Futsal.
  • Frescobol.
  • Basquete.
  • Futebol de botões.
  • Bambolê.
  • Linha de movimento e equilíbrio.
  • Peteca.
  • Bandeirinha.
  • Chicotinho queimado.
  • Corrida de saco.
  • Corrida de obstáculo.
  • Corrida com um pé só.
  • Jogo do ABC.
  • Jogo do totó.
  • Amarelinha.
  • Dança da cadeira.

OFICINA DE ARTES


Período:                      De março a dezembro de 2013
Horário:                      7:30 às 10:30 e das 13:30 às 16:30 horas
Diretora:                      Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:              Regina Célia Caliari dos Santos
Monitora:                    Adalgisa Correia Cidade Medeiros
Clientela:                     Alunos do Programa Mais Educação

JUSTIFICATIVA
A arte faz parte da vida. É uma linguagem que está presente em todas as culturas e épocas. Tem como função social retratar ou denunciar uma situação que a sociedade esteja vivendo.
Pedagogicamente, a apreciação e a produção artística, possibilitam o desenvolvimento da percepção, estética, sensibilidade, reflexão, criticidade e produtividade.  A expressão artística humaniza, desbloqueia emoções, eleva a autoestima e inibe a timidez.
O aluno que conhece arte pode compreender melhor um período histórico. O que exercita continuamente a imaginação estará mais habilitado para construir um texto e desenvolver estratégias pessoais para resolver um problema matemático.
Com esta concepção e com a perspectiva de ampliar o nível cultural dos alunos do Programa Mais Educação, por meio da apreciação e da produção artística, a Escola Municipal José Félix Correia, propõe o Projeto Artes.    

OBJETIVO GERAL
  • Ampliar o nível cultural dos alunos do Programa Mais Educação por meio da apreciação e da produção artística, tendo como foco, a construção de valores essenciais ao convívio social harmonioso.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar o gosto pela produção artística.
  • Promover a sensibilidade artística do aluno.
  • Favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno falar, ouvir, opinar, tomar decisões, discutir regras, organizar-se em grupos e cuidar dos materiais que usam.
  • Desenvolver a coordenação motora através da habilidade de desenhar, pintar, recortar, colar, dobrar e expressar a sua habilidade corporal.
  • Aperfeiçoar o espírito de cooperação, solidariedade, de esforço grupal, iniciativa e criatividade.
  • Melhorar o desempenho acadêmico e as relações interpessoais do aluno;
  • Conhecer o próprio potencial artístico.
  • Explorar as habilidades de dançar, cantar e encenar dos alunos.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO
  • Lê e discutir o projeto com os alunos.
  • Verificar o conhecimento prévio dos alunos.
  • Discutir os objetivos do projeto com os alunos.
  • Discutir as regras e as finalidades de cada atividade proposta.
  • Discutir os cuidados que se deve ter com os recursos materiais usados nas aulas de artes.
  • Formar grupos, de acordo as afinidades dos alunos, para a realização de pesquisa;
  • Pesquisar o que é: arte cênica, arte plástica, arte visual, arte literária, arte musical, arte decorativa.
  • Desenhar, pintar, recortar e colar.
  • Fazer pintura em tela e pintura de dedo.
  • Fazer encenação de textos literários e de alguns fatos do cotidiano.
  • Pesquisar a biografia dos principais compositores da música clássica.
  • Pesquisar alguns estilos de músicas brasileiras.
  • Conhecer os principais tipos de danças brasileiras.
  • Pesquisar as principais artes de pintura, arquitetura e escultura nacionais.
  • Pesquisar a biografia dos principais artísticas do teatro e do cinema nacional.
  • Confeccionar caixas para presentes.
  • Elaborar roteiro para apresentação de peças.
  • Fazer exposição do material pesquisado.
  • Confeccionar e expor a produção artística dos alunos.
  • Fazer o encerramento do Projeto Artes em 29 de novembro com exposição de artesanatos, apresentações de cantigas de roda, encenações, dramatizações, jograis, danças, coral, músicas, paródias e etc.

RECURSOS
  • Aparelho de DVD
  • Argila
  • Barbante
  • Caixa de som
  • Cartolina
  • CDs com músicas
  • CDs virgem
  • Cola branca
  • Cola quente
  • Computador
  • Copiadora
  • Durex colorido
  • Elástico
  • EVA
  • Fantoches
  • Fita adesiva transparente
  • Gliter
  • Impressora
  • Internet
  • Jornais
  • Lápis de cor
  • Lápis preto
  • Livros de histórias infantis
  • Micro system
  • Microfone
  • Palco para fantoches
  • Papeis variados
  • Papel cartão dupla face
  • Papel ofício
  • Papel Paraná
  • Pinceis
  • Pistola para cola quente
  • Revistas
  • Tela para pintura
  • Tesoura
  • Tinta guache
  • TV