Perfil de Funcionamento

A Escola Municipal José Félix Correia teve o seu ato de criação publicado no Diário Oficial em 12 de fevereiro de 1982 com o nome de Escola Estadual Polo Nordeste. Possuía 2 salas de aula, 1 banheiro e 1 pequena cozinha.
Em 17 de janeiro de 2002, foi municipalizada recebendo o nome de Escola Municipal José Félix Correia em homenagem ao doador do terreno onde a mesma foi construída. Passou por uma reforma e ganhou mais duas salas de aula, 2 banheiros e 1 secretaria.
No inicio de 2007, passou por mais uma reforma: foi construída mais duas salas de aula e 1 cozinha razoável.
Em 2009 a Escola funcionou com 6 salas de aulas, 1 secretaria , 3 instalações sanitárias, 1 cozinha e um amplo pátio onde as crianças fazem recreação.
Para atender a demanda de vagas para o ano letivo de 2010, foi necessário alugar a antiga Escola Pastores de Belém, localizada em frente a Escola José Félix e possui 3 salas de aula e 2 banheiros, onde cinco turmas de 1º ano e uma turma de 2º ano são atendidas.
Hoje a Escola funciona com 8 salas de aulas, 1 secretaria , 1 sala para leitura, 5 instalações sanitárias, 1 cozinha e um amplo pátio onde as crianças fazem recreação; atende 480 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, divididos entre o turno matutino e o turno vespertino.
Fachada da escola
Sala de Leitura
  
Cantina
Secretaria e diretoria
PERFIL DOS ESTUDANTES

Os alunos que são atendidos pela Escola, na sua maioria, são filhos de famílias com pouco poder aquisitivo; algumas conflituosas, com pouca escolaridade e sem acesso aos meios de informação e comunicação como televisão, rádio, livros, revistas, jornais, internet e telefone. Alguns dos alunos parecem ser bem cuidados e acompanhados pela família; outros apresentam traços de descuido e desnutrição; tem os que apresentam muitas dificuldades para assimilar a cultura escolar e os que extrapolam as expectativas da aprendizagem ; tem os que vivem na zona rural; e os que residem com os pais, cunhados, avós, tios e primos às margens da BR 101 e da rodovia que liga Teixeira de Freitas a Alcobaça. Todos gostam de ler, de ir ao cinema, de jogos, brincadeiras, gostam de participar de representações teatrais, gostam de músicas, de orar, de passeios pela cidade e de praticarem esportes. São pouquíssimos os alunos indisciplinados.
Os alunos gostam de ouvir histórias
Alunos reunidos para a realização do momento cívico

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

A comunidade do bairro Nova América onde a Escola Municipal José Félix Correia está inserida, na maioria é formada por famílias de pouco poder aquisitivo; com pouca escolaridade; com moradias simples; grande parte das crianças, adolescentes e jovens se encontram em situação de risco devido aos altos índices de violência nas ruas e em alguns lares, em conseqüência do uso de drogas por parte de alguns moradores.
O comércio local satisfaz as necessidades imediatas dos moradores. Têm supermercados; mercadinhos; lojas; armarinhos; farmácias; posto de saúde; rede de esgoto; energia elétrica; água encanada; telefone; tem transporte coletivo; creche; escola de educação infantil e além da Escola Municipal José Félix que atende alunos do 1º ao 5º ano, tem outra escola municipal que atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Tem um campinho e uma escolinha de futebol; tem um núcleo de inclusão digital; à noite a avenida principal do bairro se transforma numa praça de alimentação; tem igreja católica e igrejas evangélicas.
Alguns moradores gostam da Escola, ajudam e participam dos eventos promovidos pela mesma.
Alunos e familiares participam de eventos na escola
Vizinho é Amigo da Escola e treina capoeira com os alunos

As mães gostam de participar dos passeios
promovidos pela escola
Calendário Anual das Atividades da Escola