Período: De
maio de 2012 por tempo indeterminado
Diretora: Mirileyde
Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina
Célia Caliari dos Santos
Monitor: Edvaldo
Conceição da Ressurreição
01 - JUSTIFICATIVA
O
sedentarismo, uma prática muito comum entre as pessoas na era da informatização,
é nociva à saúde humana. No entanto, a possibilidade do desenvolvimento de
atividade física consorciada com atividade sócio-cultural é uma alternativa
para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Assim, a capoeira
na sua forma democrática de expressão cultural e corporal é uma opção de
atividade física e um meio de perpetuação da raiz cultural brasileira. Sendo ao
mesmo tempo: luta, jogo, esporte, interação, filosofia de vida, folclore e
dança praticada ao som de berimbal, pandeiro, palmas e cânticos, a capoeira, na
sua versão artística e rítmica, é uma atividade física muito prazerosa.
Quando
utilizada como instrumento educacional, a capoeira é eficaz para o combate a
violência, ao uso de drogas e ao stress. Sendo eficiente também para o
desenvolvimento de qualidades físicas como força, velocidade, resistência
muscular, equilíbrio, coordenação motora, bem como, para o domínio e controle
das emoções e melhoria das relações pessoais e interpessoais. Enfim, a capoeira
é uma ótima parceira na formação dos princípios básicos de cidadania.
A
partir desses pressupostos, a capoeira foi eleita pela Escola Municipal José
Félix Correia, localizada no bairro Nova América, na cidade de Teixeira de
Freitas, estado da Bahia, para integrar o currículo do Programa Mais Educação
tendo por finalidade contribuir para a formação dos princípios básicos de
cidadania, bem como, melhorar a percepção do aluno de si e dos outros, quanto as
suas potencialidades física, intelectual, social e emocional, promovendo assim
a auto-imagem de seus atuantes.
02 - OBJETIVO GERAL
- Contribuir para a formação dos princípios básicos de cidadania, bem como, elevar a auto-estima através da percepção das potencialidades física, intelectual, social e emocional dos alunos.
03 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a origem da capoeira.
- Reconhecer a importância das regras que embasam a capoeira.
- Aprender a ginga da capoeira.
- Diferenciar os ritmos da capoeira da Angola e os regionais.
- Melhorar o equilíbrio, a velocidade, a coordenação motora e a resistência física.
- Reconhecer o seu potencial físico, intelectual, social e emocional.
- Desenvolver o espírito de solidariedade, justiça, equidade, honestidade e respeito para com a limitação física sua e do outro.
04 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
- Leitura e discussão da história e origem da capoeira.
- Exibição de vídeos com histórias e eventos relacionados a formatura e mudanças de níveis na capoeira.
- Leitura e discussão de textos contendo regras e princípios que embasam a capoeira.
- Apresentação do movimento corporal que resulta na ginga da capoeira.
- Apresentação das cantigas com os ritmos de Angola e os ritmos regionais.
- Realização de dinâmicas em dupla, em grupo e individual, para aquecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio e melhoria nas relações interpessoais.
- Exibição e discussão de filmes que enaltecem a amizade, lealdade, honestidade, solidariedade, companheirismo e a paz.
- Realização de eventos que promovam a formação da cidadania, tais como: batizados com troca de cordas, jogos competitivos, gincanas, confraternizações e palestras.
05 - RECURSOS:
- Apostilas com textos que abordam a história e a origem da capoeira.
- Textos contendo as regras e os princípios básicos da capoeira.
- Apostilas contendo desenhos de movimentos corporais.
- CDs com as cantigas de Angola e regionais.
- Pen drive.
- Micro system
- Caixa de som.
- Microfone.
- Aparelho de DVD.
- Televisão
- Berimbaus
- Atabaques.
- Bandeiros.
- Agogôs.
- Calça e camisas adequadas para a capoeira.
- Linhas princesa de cores diversas para a confecção dos cordões.
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