quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Oficina de Capoeira



Período:                     De maio de 2012 por tempo indeterminado
Diretora:                     Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:             Regina Célia Caliari dos Santos
Monitor:                     Edvaldo Conceição da Ressurreição

01 - JUSTIFICATIVA
            O sedentarismo, uma prática muito comum entre as pessoas na era da informatização, é nociva à saúde humana. No entanto, a possibilidade do desenvolvimento de atividade física consorciada com atividade sócio-cultural é uma alternativa para a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Assim, a capoeira na sua forma democrática de expressão cultural e corporal é uma opção de atividade física e um meio de perpetuação da raiz cultural brasileira. Sendo ao mesmo tempo: luta, jogo, esporte, interação, filosofia de vida, folclore e dança praticada ao som de berimbal, pandeiro, palmas e cânticos, a capoeira, na sua versão artística e rítmica, é uma atividade física muito prazerosa.
            Quando utilizada como instrumento educacional, a capoeira é eficaz para o combate a violência, ao uso de drogas e ao stress. Sendo eficiente também para o desenvolvimento de qualidades físicas como força, velocidade, resistência muscular, equilíbrio, coordenação motora, bem como, para o domínio e controle das emoções e melhoria das relações pessoais e interpessoais. Enfim, a capoeira é uma ótima parceira na formação dos princípios básicos de cidadania.
            A partir desses pressupostos, a capoeira foi eleita pela Escola Municipal José Félix Correia, localizada no bairro Nova América, na cidade de Teixeira de Freitas, estado da Bahia, para integrar o currículo do Programa Mais Educação tendo por finalidade contribuir para a formação dos princípios básicos de cidadania, bem como, melhorar a percepção do aluno de si e dos outros, quanto as suas potencialidades física, intelectual, social e emocional, promovendo assim a auto-imagem de seus atuantes.


02 - OBJETIVO GERAL
  • Contribuir para a formação dos princípios básicos de cidadania, bem como, elevar a auto-estima através da percepção das potencialidades física, intelectual, social e emocional dos alunos.

03 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a origem da capoeira.
  • Reconhecer a importância das regras que embasam a capoeira.
  • Aprender a ginga da capoeira.
  • Diferenciar os ritmos da capoeira da Angola e os regionais.
  • Melhorar o equilíbrio, a velocidade, a coordenação motora e a resistência física.
  • Reconhecer o seu potencial físico, intelectual, social e emocional.
  • Desenvolver o espírito de solidariedade, justiça, equidade, honestidade e respeito para com a limitação física sua e do outro.

04 - DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO:
  • Leitura e discussão da história e origem da capoeira.
  • Exibição de vídeos com histórias e eventos relacionados a formatura e mudanças de níveis na capoeira.
  • Leitura e discussão de textos contendo regras e princípios que embasam a capoeira.
  • Apresentação do movimento corporal que resulta na ginga da capoeira.
  • Apresentação das cantigas com os ritmos de Angola e os ritmos regionais.
  • Realização de dinâmicas em dupla, em grupo e individual, para aquecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio e melhoria nas relações interpessoais.
  • Exibição e discussão de filmes que enaltecem a amizade, lealdade, honestidade, solidariedade, companheirismo e a paz.
  • Realização de eventos que promovam a formação da cidadania, tais como: batizados com troca de cordas, jogos competitivos, gincanas, confraternizações e palestras.

05 - RECURSOS:
  • Apostilas com textos que abordam a história e a origem da capoeira.
  • Textos contendo as regras e os princípios básicos da capoeira.
  • Apostilas contendo desenhos de movimentos corporais.
  • CDs com as cantigas de Angola e regionais.
  • Pen drive.
  • Micro system
  • Caixa de som.
  • Microfone.
  • Aparelho de DVD.
  • Televisão
  • Berimbaus
  • Atabaques.
  • Bandeiros.
  • Agogôs.
  • Calça e camisas adequadas para a capoeira.
  • Linhas princesa de cores diversas para a confecção dos cordões.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário