quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Oficina de Recreação


Período:                      De maio a dezembro de 2012
Diretora:                     Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:             Regina Célia Caliari dos Santos
Monitora:                   Luzia Andrade

JUSTIFICATIVA
            Os seres humanos são inventores de práticas corporais que integram a cultura de uma sociedade. Das tantas práticas corporais criadas na nossa cultura, merecem atenção especial as práticas corporais lúdicas criadas na escola pelas crianças, como, o correr, saltar, girar, equilibrar, esquivar, arremessar e outras que tornam o ambiente escolar prazeroso. São práticas que a disciplina de Educação Física deve valorizar as incluindo na programação curricular da escola.
            O trabalho de educação física nas séries iniciais do ensino fundamental é importante, pois possibilita aos alunos terem desde cedo, a oportunidade de desenvolver habilidades corporais, culturais e éticas através de jogos, esportes e brincadeiras, tendo como foco, o lazer, a expressão de sentimentos, a formação dos princípios básicos de cidadania e a construção de valores essenciais para o combate a violência e a prevenção do uso de drogas.
            Por considerar todos estes aspectos importantes para o desenvolvimento humano e exercício da cidadania, a Escola Municipal José Félix Correia, elabora e propõe este projeto para ser desenvolvido nas aulas de recreação com os alunos matriculados no Programa Mais Educação.

OBJETIVO GERAL
  • Possibilitar aos alunos do Programa Mais Educação o desenvolvimento de habilidades corporais, esportivas, culturais e de lazer, tendo como foco, a construção de valores essenciais para o combate a violência e a prevenção do uso de drogas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Despertar o gosto pela prática de atividades físicas e esportivas, adotando-os como forma de vida e de repudio a violência e as drogas.
  • Criar hábitos saudáveis para o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social.
  • Favorecer o desenvolvimento da capacidade do aluno falar, ouvir, opinar, tomar decisões, discutir regras, organizar-se em grupos e cuidar dos materiais que usam.
  • Desenvolver a coordenação motora através das habilidades de rolar, esquivar, equilibrar, arremessar, apanhar, chutar e defender.
  • Aperfeiçoar o espírito de cooperação, solidariedade, de esforço grupal, iniciativa e criatividade.

METODOLOGIA
  • Apresentar o projeto para os alunos.
  • Discutir os objetivos do projeto com os alunos.
  • Pesquisar a história e as regras de jogos, esportes e brincadeiras que serão propostas aos alunos.
  • Discutir as regras e as finalidades de cada atividade proposta.
  • Discutir os cuidados que se deve ter com os recursos materiais a serem usados durante as aulas de recreação.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES
  • Jogos imitativos.
  • Batata quente.
  • Pula corda.
  • Bola ao gol.
  • Pique alto.
  • Cabo de guerra.
  • Queimada.
  • Salto a distancia.
  • Pingue pongue
  • Vôlei.
  • Futebol.
  • Futsal.
  • Frescobol.
  • Basquete.
  • Futebol de botões.
  • Bambolê.
  • Linha de movimento e equilíbrio.
  • Peteca.
  • Bandeirinha.
  • Chicotinho queimado.
  • Corrida de saco.
  • Corrida de obstáculo.
  • Corrida com um pé só.
  • Jogo do ABC.
  • Jogo do totó.
  • Amarelinha.
  • Dança da cadeira.

RECURSOS
  • Caixa de som.
  • Microfone.
  • Micro system.
  • CDs com músicas.
  • Computador.
  • Impressora.
  • Internet.
  • Papel ofício.
  • Bolas para vôlei, futsal e basquetebol.
  • Bambolê.
  • Travinhas para futebol de botões.
  • Botões para o joguinho de futebol.
  • Rede para vôlei.
  • Cesta para basquete.
  • Kit para frescobol.
  • Kit para pingue pongue.
  • Petecas.
  • Cordas.
  • Kit de Linha de movimento e equilíbrio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário