quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Oficina de Informática



Período:                      De maio a dezembro de 2012
Diretora:                     Mirileyde Alves de Almeida
Vice-diretora:             Regina Célia Caliari dos Santos
Monitor:                     Alex Leandro


JUSTIFICATIVA
            A Informática vem conquistando cada vez mais um lugar de destaque no contexto educacional. Sua utilização como instrumento de estímulo a aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida.
            Alguns estudiosos citam que o acesso à informática deve ser visto como um direito e, portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve usufruir de uma educação que na atual circunstancia inclua, no mínimo, uma alfabetização tecnológica, que não deve ser vista como um curso de Informática, mas, sim, como um aprender a ler essa nova mídia.
            Desta forma, a informática deve ser utilizada para a realização de atividades essenciais que estimulem o aluno a aprender a ler, escrever, compreender textos, entender gráficos, contar, desenvolver noções espaciais e etc. Nesse sentido, a informática na escola é uma ferramenta de promoção humana e inserção social.
            A partir destas considerações, a Escola Municipal José Félix Correia, localizada no bairro Nova América, na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, elaborou e propõe o Projeto Informática na Escola, com o objetivo de promover a alfabetização tecnológica dos seus alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, principalmente daqueles que estão cadastrados no Programa Mais Educação.


OBJETIVO GERAL
  • Promover a alfabetização tecnológica dos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Félix Correia e melhorar o desempenho escolar dos alunos matriculados no Programa Mais Educação.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Conhecer a máquina e suas funções.
  • Conhecer os conceitos básicos de alguns componentes relacionados a informática como: CPU, Memória, Monitor, Mouse, Teclado, Impressora, Pendrive, Digitalização, Programas e etc.
  • Discutir e adotar atitudes de preservação e conservação dos equipamentos e da sala ambiente.
  • Aprender a utilizar adequadamente as máquinas.
  • Acessar os jogos que favorecem a aprendizagem de Língua Portuguesa, Matemática e outras disciplinas.
  • Aprender a acessar a internet para a realização de pesquisa.
  • Produzir pequenos textos no Microsoft Office para melhorar a escrita e a ortografia.
  • Criar e colorir desenhos no Paint e etc.

METODOLOGIA
  • Apresentar e discutir o projeto com o monitor de informática do Programa Mais Educação.
  • Apresentar e discutir o projeto com as professoras da escola e treiná-las para que possam utilizar o Laboratório de Informática com os seus alunos.
  • Explorar com as professoras os jogos existentes no computador.
  • Estipular o dia e o horário de uso do laboratório para cada turma.
  • Apresentar e discutir o projeto com os alunos.
  • Discutir as normas de uso do Laboratório de Informática.
  • Discutir o uso seguro da internet.
  • Definir antes de ir para o laboratório, o tipo de atividade que os alunos realizarão.
  • Registrar no diário as atividades que foram desenvolvidas.
  • Avaliar o desempenho e a autonomia gradativa dos alunos e reorientá-los se for necessário.


NORMAS DE USO
  • Vir para a sala de informática, inteirado do que procurar ou do que fazer.
  • Adentrar ao laboratório de informática, organizados em grupos para facilitar o uso dos computadores, pois a quantidade de máquinas é insuficiente para o número de alunos.
  • Lavar e secar bem as mãos antes de manusear os equipamentos da sala de informática.
  • Colocar o lixo na lixeira.
  • Não comer e nem beber na sala de informática.
  • Se organizar para salvar os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.
  • Manusear os equipamentos com cuidado para não danificá-los.
  • Chamar a professora ou professor mediante qualquer dúvida.
  • Ouvir o colega com atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um pode ser a dúvida de todos.
  • Evitar fazer a ponta de lápis na sala de informática.
  • Evitar que restos de borracha caiam na mesa do computador, pois esta sujeira danifica o equipamento.
  • Ter cuidado com cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar ou se romper impossibilitando o uso do computador.
  • Desligar o computador somente no final da tarde.
  • Colocar as cadeiras no lugar.


INTERNET SEGURA
  • Manter a senha em sigilo.
  • Prestar atenção no endereço que está navegando.
  • Evitar clicar em um arquivo sem conhecer a origem.
  • Salvar sempre os trabalhos ao término da aula, para que possa recuperá-los na aula seguinte.
  • Chamar o professor sempre que tiver alguma dúvida.

CRONOGRAMA DO MAIS EDUCAÇÃO

MANHÃ
HORÁRIO DAS AULAS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
7:30 às 9:30
Turma A
-
Turma A
-
-
9:30 às 10:30
Turma B
-
Turma B
-
-

TARDE
HORÁRIO DAS AULAS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
13:30 às 15:30
Turma C
-
Turma C
-
-
15:30 às 16:30
Turma D
-
Turma D
-
-

CRONOGRAMA DO ENSINO REGULAR

MANHÃ
HORÁRIO DAS AULAS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
8:00 às 8:50
-
1º ano A
-
3º ano A
2º ano B  (7:15 às 8:00)
9:30 às 10:15
-
1º ano B
-
3ª ano B
Se Liga B (8:10 às 9:00)
10:25 às 11:10
-
2º ano A
-
Se Liga A


TARDE
HORÁRIO DAS AULAS
SEGUNDA-FEIRA
TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA
SEXTA-FEIRA
14:00 às 14:50
-
1º ano C
-
2º ano D
2º ano C  (13:10 às 14:00)
15:30 às 16:15
-
1º ano D
-
3º ano C
Se Liga D (14:10 às 15:00)
16:25 às 17:10
-
1º ano E
-
Se Liga C
-


RECURSOS MATERIAIS
  • Bancadas
  • Cadeiras
  • Microcomputadores.
  • Impressora
  • Áudio e fone
  • Software de Jogos que envolvam conteúdos de matemática, português e outras disciplinas.
  • Papel ofício

AVALIAÇÃO
            Será observada a evolução no manuseio das máquinas e a elevação no nível de desenvolvimento do aluno relacionado aos conteúdos de matemático, português e demais disciplinas.













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