Período: De maio a dezembro de 2012
Diretora: Mirileyde
Alves de Almeida
Vice-diretora: Regina
Célia Caliari dos Santos
Monitor: Alex Leandro
JUSTIFICATIVA
A Informática vem conquistando cada vez mais um lugar de destaque no contexto educacional. Sua utilização como instrumento de estímulo a aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida.
A Informática vem conquistando cada vez mais um lugar de destaque no contexto educacional. Sua utilização como instrumento de estímulo a aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida.
Alguns
estudiosos citam que o acesso à informática deve ser visto como um direito e,
portanto, nas escolas públicas e particulares o estudante deve usufruir de uma
educação que na atual circunstancia inclua, no mínimo, uma alfabetização
tecnológica, que não deve ser vista como um curso de Informática, mas, sim,
como um aprender a ler essa nova mídia.
Desta forma,
a informática deve ser utilizada para a realização de atividades essenciais que
estimulem o aluno a aprender a ler, escrever, compreender textos, entender
gráficos, contar, desenvolver noções espaciais e etc. Nesse sentido, a
informática na escola é uma ferramenta de promoção humana e inserção social.
A partir
destas considerações, a Escola Municipal José Félix Correia, localizada no
bairro Nova América, na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, elaborou e propõe
o Projeto Informática na Escola, com o objetivo de promover a alfabetização
tecnológica dos seus alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental,
principalmente daqueles que estão cadastrados no Programa Mais Educação.
OBJETIVO GERAL
- Promover a alfabetização tecnológica dos alunos do
1º ao 3º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Félix Correia
e melhorar o desempenho escolar dos alunos matriculados no Programa Mais
Educação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer
a máquina e suas funções.
- Conhecer os conceitos básicos de alguns componentes
relacionados a informática como: CPU, Memória, Monitor, Mouse, Teclado,
Impressora, Pendrive, Digitalização, Programas e etc.
- Discutir e adotar atitudes de preservação e
conservação dos equipamentos e da sala ambiente.
- Aprender a utilizar adequadamente as máquinas.
- Acessar os jogos que favorecem a aprendizagem de
Língua Portuguesa, Matemática e outras disciplinas.
- Aprender a acessar a internet para a realização de
pesquisa.
- Produzir pequenos textos no Microsoft Office para
melhorar a escrita e a ortografia.
- Criar e colorir desenhos no Paint e etc.
METODOLOGIA
- Apresentar e discutir o projeto com o monitor de
informática do Programa Mais Educação.
- Apresentar e discutir o projeto com as professoras da
escola e treiná-las para que possam utilizar o Laboratório de Informática
com os seus alunos.
- Explorar com as professoras os jogos existentes no
computador.
- Estipular o dia e o horário de uso do laboratório
para cada turma.
- Apresentar e discutir o projeto com os alunos.
- Discutir as normas de uso do Laboratório de
Informática.
- Discutir o uso seguro da internet.
- Definir antes de ir para o laboratório, o tipo de
atividade que os alunos realizarão.
- Registrar no diário as atividades que foram
desenvolvidas.
- Avaliar o desempenho e a autonomia gradativa dos
alunos e reorientá-los se for necessário.
NORMAS DE USO
- Vir para a sala de
informática, inteirado do que procurar ou do que fazer.
- Adentrar ao
laboratório de informática, organizados em grupos para facilitar o uso dos
computadores, pois a quantidade de máquinas é insuficiente para o número
de alunos.
- Lavar e secar bem as
mãos antes de manusear os equipamentos da sala de informática.
- Colocar o lixo na
lixeira.
- Não comer e nem
beber na sala de informática.
- Se organizar para salvar
os trabalhos, para que não ultrapasse o horário estipulado.
- Manusear os
equipamentos com cuidado para não danificá-los.
- Chamar a professora
ou professor mediante qualquer dúvida.
- Ouvir o colega com
atenção e respeito, pois a interação é muito importante. A dúvida de um
pode ser a dúvida de todos.
- Evitar fazer a ponta
de lápis na sala de informática.
- Evitar que restos de
borracha caiam na mesa do computador, pois esta sujeira danifica o
equipamento.
- Ter cuidado com
cabos e fios, pois estes são sensíveis e podem desligar ou se romper impossibilitando
o uso do computador.
- Desligar o
computador somente no final da tarde.
- Colocar as cadeiras
no lugar.
INTERNET SEGURA
- Manter a senha em
sigilo.
- Prestar atenção no
endereço que está navegando.
- Evitar clicar em um
arquivo sem conhecer a origem.
- Salvar sempre os
trabalhos ao término da aula, para que possa recuperá-los na aula
seguinte.
- Chamar o professor
sempre que tiver alguma dúvida.
CRONOGRAMA DO MAIS EDUCAÇÃO
MANHÃ
HORÁRIO DAS AULAS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
7:30 às 9:30
|
Turma A
|
-
|
Turma A
|
-
|
-
|
9:30 às 10:30
|
Turma B
|
-
|
Turma B
|
-
|
-
|
TARDE
HORÁRIO DAS AULAS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
13:30 às 15:30
|
Turma C
|
-
|
Turma C
|
-
|
-
|
15:30 às 16:30
|
Turma D
|
-
|
Turma D
|
-
|
-
|
CRONOGRAMA DO ENSINO REGULAR
MANHÃ
HORÁRIO DAS AULAS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
8:00 às 8:50
|
-
|
1º ano A
|
-
|
3º ano A
|
2º ano B
(7:15 às 8:00)
|
9:30 às 10:15
|
-
|
1º ano B
|
-
|
3ª ano B
|
Se Liga B (8:10 às 9:00)
|
10:25 às 11:10
|
-
|
2º ano A
|
-
|
Se Liga A
|
TARDE
HORÁRIO DAS AULAS
|
SEGUNDA-FEIRA
|
TERÇA-FEIRA
|
QUARTA-FEIRA
|
QUINTA-FEIRA
|
SEXTA-FEIRA
|
14:00 às 14:50
|
-
|
1º ano C
|
-
|
2º ano D
|
2º ano C (13:10 às 14:00)
|
15:30 às 16:15
|
-
|
1º ano D
|
-
|
3º ano C
|
Se Liga D (14:10 às 15:00)
|
16:25 às 17:10
|
-
|
1º ano E
|
-
|
Se Liga C
|
-
|
RECURSOS MATERIAIS
- Bancadas
- Cadeiras
- Microcomputadores.
- Impressora
- Áudio
e fone
- Software
de Jogos que envolvam conteúdos de matemática, português e outras
disciplinas.
- Papel
ofício
AVALIAÇÃO
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